Geo: Terra - Grafia: Descrição

16 de fevereiro de 2013

Asteroide Ameaça a Terra

Ameaça Vinda do Espaço

O asteroide de 140 metros possui uma chance em 625 de atingir o planeta Terra no dia 05 de fevereiro de 2040.

  A NASA identificou um novo asteroide que está ameaçando nosso planeta, de acordo com cálculos elaborados por astrônomos. Seu nome é 2011 AG5 e já atraiu a atenção de uma equipe especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborar projetos, discutindo métodos de desviá-lo.

 Apesar das chances serem 1 em 625 de ocorrer uma colisão, a medida que o asteroide se aproximar, este número pode variar. Segundo os cientistas, um impacto como este poderia provocar

centenas de milhões de mortes, embora a humanidade consiga sobreviver ao impacto. O asteroide que eliminou os dinossauros, por exemplo, há 65 milhões de anos, possuía 14,4km em comparação com 2011 AG5 com apenas 140 metros.

De acordo com a NASA, entre as formas de desviar o asteroide  está sendo cogitada a possibilidade de enviar uma sonda com gravidade extra, o que desviaria o asteroide ao longo de milhões de anos-luz.

Outra opção seria uma sonda para colapsar contra ele, o que possivelmente teria o mesmo efeito, desde que a distância do impacto fosse milhões de km de distância da Terra.

Uma última e drástica opção seria uma arma nuclear, mas ainda existe muita controvérsia devido ao fato da possível formação de grande quantidade de pedaços que causariam ainda mais danos do que apenas um único bloco sólido.

Uma das grandes preocupações dos cientistas é o asteroide Aphophis, que é do tamanho de dois campos de futebol, previsto para passar próximo da Terra em 2036.

Se as previsões se confirmarem, ele passará tão próximo do planeta que será plenamente visível em toda a Europa, África e Ásia.


FONTE: http://www.jornalciencia.com/universo/via-lactea/1500-nasa-encontra-asteroide-com-140-metros-que-ameaca-atingir-a-terra-em-2040

Um comentário:

  1. Bom dia professor.

    Eu acredito na ciência, mas acima de tudo isso creio em Deus e tenho certeza, por fé, que maiores "artefatos" estão em rota com o nosso planeta, pois em sua imensidão isso é plausível, entretanto considero que, se fosse possível vivermos UM MILHÃO de anos estaríamos protegidos pelo criador. Um abraço professor. Fica com Deus.

    Meu site pessoal: http://rogermaxrjs.com.br Está abandonado por conta de inúmeros afazeres, mas breve retornarei.

    ResponderExcluir

Muito obrigado.