Geo: Terra - Grafia: Descrição

13 de fevereiro de 2013

Excluído dos Excluídos.

Desigualdade entre os excluídos

Cada vez mais, seja nas pequenas, médias ou grandes cidades as áreas de periferias se multiplicam motivadas por diversos fatores, mas principalmente pela desigualdade. Essa desigualdade possui diferentes caras e personagens.
Dentro da própria periferia vamos encontrar desigualdade no qual teremos os excluídos dos excluídos, ou seja, explorado dos explorados.


As relações dentro de um espaço geográfico se estabelecem a partir do poder econômico e a conquista territorial.
O poder tem sido elemento causador de tanta desigualdade, muitos excluídos na tentativa de sobreviver migram para as áreas distantes do centro da cidade que vamos denominar de periferia, em que as condições de saneamento básico são as piores possíveis no qual falta praticamente tudo em alguns casos até a esperança de melhores dias.

   
Ao migrar para uma periferia as pessoas sem condições econômicos vão morar em casas simples construídas de qualquer forma em qualquer lugar até mesmo as margens dos rios. Outras para morar nesses locais até pagam aluguel.
De forma consciente ou inconsciente a própria população periférica estabelece sua organização hierárquica de dominação do espaço local.

Os menos excluídos se e que podemos dizer assim, são donos da mercearia, da farmácia, do ponto de revenda de botijão de gás, etc. Esses até ostentam um ar de burguesia perante o excluído dos excluídos que dominam o pedaço.


A desigualdade segue uma hierarquia no qual o menos excluído exerce poder e domínio. Os mais excluídos dos excluídos sem muita opção procuram meios de sobrevivência no centro da cidade parece até ironia, mas os excluído dos excluídos  vem o centro da cidade como um caminho para seu sustento, pois é no centro da cidade onde colocam sua banqueta de produtos para vender aos menos excluídos. 

Basta você andar pelo centro de qualquer cidade vai encontrar uma banca de DVD pirata, vendedor de milho – lanche, ambulante de bugiganga made in china.

Os excluídos dos excluídos em muitos casos dependem dos menos excluídos para sobreviver, ou seja, o sistema estabelece ordem entre os próprios excluídos. Um sistema que trata os desiguais de forma desigual, infelizmente é a lógica do capitalismo, Isto é, quem tem mais( capital, poder e influência) manda e domina o espaço geográfico até mesmo numa periferia.

A realidade da cidade de Marabá não e muito diferente de várias cidades do nosso pais. A desigualdade se mostra também entre os desiguais em que o poder econômico aumenta essa disparidade entre as pessoas.

 Autor: Profº José Carlos

Um comentário:

  1. Um prazer conhecer este blog. É muito bom! Agradeço sua visita amigo. Volte sempre! Estou um pouco afastada por causa de outras ocupações mais em breve retorno com novas postagens.

    ResponderExcluir

Muito obrigado.