Geo: Terra - Grafia: Descrição

26 de dezembro de 2012

Rio Itacaiúnas

Rio Itacaiúnas

Rio Itacaiúnas - rio que nasce na Serra da Seringa no município de Água Azul do Norte, estado do Pará, e é formado pela junção de dois rios, o da Água Preta e o Azul. Desemboca na margem esquerda do Rio Tocantins, próximos a cidade de Marabá.

Destaca-se a bacia do Itacaiúnas por banhar todo o município, em cuja foz encontra-se a sede municipal de Marabá e cobre a maior área, isto é, 5.383,4 km².














Rio Itacaiúnas, aqui encontrando o majestoso rio Itacaiúnas. Uma bela paisagem vista da ponte que o atravessa, ligando o bairro Cidade Nova aos outros núcleos da cidade.
Infelizmente devido a vários fatores, como, por exemplo, o crescimento urbano da cidade de Marabá o rio Itacaiúnas passa por processo de degradação ambiental, isto é, de destruição.

Podemos observar que a área do rio que fica na cidade sofre um processo de assoreamento, ou seja, está ficando cada vez mais raso em alguns pontos. São diversos os fatores responsáveis por esse processo entre eles a ocupação das margens do rio, no qual constatamos a existência de várias casas.
Autor: Prof José Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado.