Geo: Terra - Grafia: Descrição

24 de novembro de 2012

Leitura de um mapa

Elementos de um mapa

O Mapa um dos elementos essenciais do conhecimento geográfico possui diversas utilidades, como, por exemplo, a localização geográfica. Ele já era utilizado desde os tempos do homem  das cavernas quando descrevia os lugares em que morava ou passaram, mas somente na idade média o uso do mapa ganhou contorno mais cientifico quando os navegadores ao chegarem de suas expedições se reunia em torno de uma mesa sobre a atoalha é começavam a descrever os caminhos e lugares em que estiveram. O termo mapa significaria “ toalha recortada”
Mapa antigo da Europa.


Ao longo do tempo as construções dos mapas se aperfeiçoaram e modernizaram, porém alguns elementos básicos permanecem. Esses são fundamentais para pode se fazer a leitura de um mapa:
Escala (gráfica ou numérica) e a legenda.
A escala de um mapa nos permite fazer uma representação do tamanho real de um determinado espaço geográfico ou o tamanho real descrito em proporções menores. O tamanho real é medido em KM ( quilometro), já o tamanho no mapa é medido em centímetros.
Temos uma formula que nos ajudam essa relação entre tamanho real e o tamanho no mapa. Através dessa formula você pode encontrar a distância real do espaço, o valor da escala e o tamanho no mapa.
E= Dxd
E₌ valor da escala
D₌ distância real
d₌ distância do mapa.

Legenda: são desenhos ou símbolos  que vão nos auxiliar a identificar determinados objetos ou lugares.
A legenda se encontra representada através de cores, desenhos ou símbolos. As cores seguem um padrão, por exemplo, o azul representa água.
Conhecendo os elementos de um mapa você pode localizar e se localizar em qualquer espaço geográfico.
Autor: Prof° José Carlos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado.