Geo: Terra - Grafia: Descrição

30 de novembro de 2012

Geografia do Nordeste

Aspectos físicos:  Nordeste

Podemos considerar como nordeste a área que vai da metade leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O nordeste é algumas vezes considerado a “região problema” do Brasil. Quando se fala em miséria, em pobreza absoluta, em insuficiência alimentar, pensa-se logo nessa região.
Os setores indústrias de prestação de serviços, liderados respectivamente pela construção civil e pela telefonia, são os responsáveis pelo atual dinamismo da economia do nordeste. Os indicadores sociais, a exemplo das taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, continuam sendo os piores do Brasil.
O nordeste não é uma região homogênea. Existem nessa região áreas mais industrializadas, outras com agricultura moderna e outras ainda com agropecuária tradicional. Costuma-se dividir o nordeste brasileiro em quatro principais sub-regiões: Zona da Mata, Sertão Agreste e Meio-norte.

A Zona da Mata
É a principal sub-região nordestina: é a mais povoada, industrializada, urbanizada.
O clima nessa área é tropical úmido, com temperaturas médias mensais elevadas e chuvas abundantes. A vegetação original era a Mata Atlântica.
Hoje a maioria da população nordestina se encontra na Zona da Mata, que apresenta elevadas densidades demográficas.
Apesar de a Zona da Mata ser a mais rica das sub-regiões do nordeste, ai se localiza os maiores problemas sociais da região.
Pode-se dividir a Zona da Mata em:
Zona da Mata açucareira – vai do Rio Grande do Norte até a parte norte da Bahia. Ai predomina as grandes propriedades agrícolas – os latifúndios- praticam a monocultura açucareira, voltada para a fabricação do açúcar que visa à exportação.
Recôncavo Baiano – área situada ao redor da cidade de Salvador, que se destaca pela extração do petróleo e pela indústria petroquímicas. No município da Camaçari foi instalada uma indústria automobilística. O Recôncavo Baiano é voltado essencialmente para o cultivo do cacau, importante produto de exportação. Essa área já foi bem mais rica no passado, mas sofreu um esvaziamento econômico nas últimas décadas por causa da queda do preço internacional do cacau.

O Sertão
É a maior das sub-regiões, abrangendo mais da metade da área total do nordeste. São as terras internacionais, de clima semiárido e vegetação de caatinga. As menores densidades demográficas são encontradas aí.
No Sertão nordestino o clima é semiárido - um clima tropical, com temperaturas médias mensais elevadas e baixas. A vegetação dessa sub-região a caatinga – constitui-se de mata esparsa, adaptada ao regime de semiárido.
Os rios do Sertão nordestino são em geral intermitentes, isto é, secam completamente durante alguns meses do ano. A grande exceção é o São Francisco.
As secas constituem provavelmente o fenômeno que mais tem caracterizado o Nordeste em filmes, noticiários etc.
É comum ouvirmos dizer que as secas constituem a principal causa do subdesenvolvimento nordestino, ou ainda a grande razão da ida de migrantes, dessa região para São Paulo. Nada disso é verdade.
Com ou sem secas o Nordeste continuaria sendo a região mais pobre do país, pois essa pobreza tem causas históricas e não climáticas ou naturais.

O Agreste
É uma faixa de terra bastante estreita na direção leste-oeste e alongada na direção norte-sul, situada entre o Sertão semi-árido (a oeste) e a Zona da Mata (a leste). As vegetações em alguns locais se assemelham à Mata Atlântica; em outras à caatinga.
No Agreste encontramos as altitudes mais elevadas constitui uma espécie de barreira dificultando a entrada dos ventos úmidos para o interior, o que diminui a freqüência das chuvas.
Nessa sub-região predominam as pequenas propriedades, os minifúndios. Atividade econômica mais importante é a agricultura (cultivo de vários produtos). Os principais são: Algodão, café e agave.

O Meio-Norte.
Constitui uma área de transição entre o Norte (Amazônia) e o Nordeste, especialmente o Sertão.
Apesar de tradicionalmente se considerar como Meio-Norte ou Nordeste ocidental todo o Maranhão e  Piauí, na verdade somente uma área que vai da bacia do rio Grajaú, a oeste até a bacia do rio Parnaíba, a leste de fato ser considerado como Meio-Norte ou área de transição entre o Sertão semi-árido e a Amazônia úmida.
Portanto, a área situada entre o Sertão e a Amazônia é tão somente uma faixa de terra que ocupa alguns vales fluviais: Os rios Grajaú, Mearim e Itapecuru no Maranhão e o rio Parnaíba na divisa entre o Maranhão e o Piauí.
A Mata dos Cocais, paisagem típica do Meio - Norte é uma vegetação de transição entre a caatinga e a floresta Amazônica. Nessa vegetação temos as palmeiras como a carnaúba e principalmente o babaçu.
A economia dessa sub-região baseia-se no extrativismo vegetal e na agricultura.
Do babaçu se extrai o palmito e óleo utilizado na fabricação de velas.
Na agricultura se destaca: algodão, cana-de-açúcar, arroz e a soja.

Sub-regiões do Nordeste.

Autor: Prof° Jose Carlos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado.